Mostrando 82 resultados

Descrição arquivística
Escravizados nos Processos Judiciais
Visualizar impressão Hierarchy Visualizar:

47 resultados com objetos digitais Mostrar os resultados com objetos digitais

Ação Cível – Auto de depósito de escravizados, bens do espólio de José de Tal

Auto de Depósito -Requerimento feito pelo depositário fiel dos bens arrestados solicitou ao Juiz Municipal a nomeação de um novo depositário para os escravizados, que haviam sido mantidos como garantia para o pagamento da dívida do espólio de José de Tal à Fazenda Nacional.

Comarca de Santa Luzia

Ação de Arbitramento de valor do escravizado Benedicto, à requerimento de Maria do Carmo Britto - Juizo de Direito da cidade de Goyaz

Ação de Arbitramento de valor instaurada em 1875. Neste caso, as partes envolvidas são Benedicto (o arbitrado) e Maria do Carmo Britto (a requerente), que recorreram ao Juízo de Direito para tratar do pagamento da alforria de um escravizado. O objetivo da ação era estabelecer o valor monetário para a concessão da liberdade do escravizado. A motivação para o requerimento de Maria do Carmo Britto decorre do fato de que o escravizado em questão era parte da herança deixada por seu falecido esposo, Joaquim Antônio Pereira da Silva. Assim, a ação de arbitramento visava determinar o valor para a liberação do escravizado, permitindo que Maria do Carmo Britto pudesse resolver a questão de forma adequada e legal, dentro dos parâmetros da época.

Comarca de Goyaz

Resultados 1 até 10 de 82